quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Eleições CBK

Por Rodrigo Ramthum

A eleição para a presidência da Confederação Brasileira de Karate (CBK), que ocorreu no último sábado, dia 17, no Estado do Ceará, parece estar longe de um fim. O site oficial da instituição informa em nota oficial que o atual presidente, Edgar Ferraz de Oliveira, foi reeleito “por aclamação”. Já o candidato da chapa Novos Rumos do Karate, Célio René, afirma que foram cometidas diversas irregularidades no pleito, e promete recorrer à justiça.

A candidatura de Célio René foi considerada invalida pela CBK. Edgar Ferraz alega que a decisão não partiu da instituição, mas sim do colégio eleitoral composto por “três advogados com notório saber” no campo da justiça desportiva. “Eu, na condição de candidato, não poderia participar do processo eleitoral até mesmo para não colocar dúvidas sobre o pleito. De acordo com o Colégio Eleitoral o Célio René fez apenas o termo de anuência, mas não fez o registro da candidatura”, afirma Edgar. Já Célio René discorda e alega que houve sim influência por parte da atual diretoria na eleição do último dia 17. “Nós temos uma decisão judicial da 20ª Vara Cível de São Paulo que afirma ser ilegal a realização da assembléia no Estado do Ceará. Foi uma ação judicial conjunta da Federação Candanga com a Federação Paulista de Karate. E com relação a minha candidatura, ela foi devidamente protocolada e nós vamos provar isso”, afirma Célio, que é o atual presidente da Federação Candanga de Karate (FCK).


Andamento do processo ajuizado pelas Federações Candanga e Paulista de Karate e, ao lado, o detalhe com o despacho do juíz da 20ª Vara Cível


Edgar Ferraz, no entanto, rebate as acusações afirmando que, de acordo com o artigo 11 do estatuto interno, a CBK possui jurisdição nacional. Ele também alega constar no estatuto da Confederação Brasileira uma determinação de que quando há apenas um candidato, a eleição é decidida por aclamação.

O blog Estilo Shotokan acompanhará de perto o desenrolar dos fatos. Célio René conta com o apoio de Federações fortes como as de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraná. Ele promete entrar com ação na próxima segunda-feira (26). A presidência da Confederação Brasileira de Karate (CBK) permanece nas mãos de Edgar Ferraz até que uma decisão seja tomada por parte da justiça paulista, já que a sede da Confederação fica em São Paulo.


Célio René e Edgar Ferraz: disputa pela presidência promete chegar ao Tribunal Desportivo

.
-------------------
-------------

3 comentários:

Anônimo disse...

Fora Edgar..

Anônimo disse...

O que existe são pessoas que querem se perpetusr no poder, que é o caso do presidente da CBK. Em um país democrático como o nosso, vence que tem mais "poder", quem forma suas panelinhas, quem tem conheimento, pois está na hora dos karatecas se juntarem para implantar a democracia na CBK. Por essas e outras que existem atletas que same dessa instituição para se afiliar em outra. Isso representa a fraqueza do nosso karate.

Wagner Rogerio da Silva
1º dan -FKSAL

Anônimo disse...

Sem problemas.... que o outro candidato se afaste e crie uma nova confederação levando mais uma parte dos karatecas consigo....

Perfil no Facebook

Perfil do Facebook de Rodrigo Ramthum

Humor: Verdades sobre o Chuck Norris