quinta-feira, 26 de junho de 2008

Entrevista: Lyoto Machida

Está entrevista foi publicada pela revista Tatame*, edição de junho, e eu a trancrevi na íntegra. Nela Lyoto comenta sobre a vitória na luta contra Tito Ortiz no UFC 84, fala sobre Karate e seu futuro no maior evento de MMA da atualidade, o Ultimate Figthing Championship.
foto: google imagens
O que achou da sua luta contra Tito Ortiz?

Foi bem estratégica. Assim como ele queria fazer o jogo dele, eu queria fazer o meu. Foi uma pressão muito grande. Achei uma luta boa, apesar de não ter terminado antes do tempo. Acham ele um lutador ultrapassado, mas ele é duro e pode fazer frente a muita gente. É perigoso, estrategista. Ele é “amarrão”, mas pontua bem.

O Tito falou antes da luta que ia atropelar, mas você saiu limpo e ele todo machucado...

Acabou que a minha estratégia encaixou e da dele não. Ele estava preparado para me botar pra baixo. Me falaram que ele estava agarrando toda hora no aquecimento e que eu deveria tomar cuidado com isso, esse era o jogo dele e, graças a Deus, consegui fazer meu jogo e machuquei ele.

Depois de vencer a luta que era considerada a mais difícil da sua carreira, espera por uma chance pra disputar o cinturão?

Lógico. Essa é a minha quinta luta no UFC e estou pronto para disputar o cinturão. Mas respeito a opinião do evento e se eles acham que não é a hora ainda, não vou brigar. Vou continuar mostrando o valor do meu trabalho.

Como seria uma luta entre você e o Quinton Jackson?

Acho que tenho chances, assim como ele. Temos nossos pontos fortes, mas acredito que, numa vis]ao teórica da luta, eu tenho mais chances que ele. Tenho posição no chão melhor e condição de lutar em pé. Ele é forte, raçudo, mas acho que tenho jogo pra ganhar dele. O que ele pode fazer é tentar bloquear minhas estratégias, aí acho que é 50% pra cada lado.

Rolou alguma situação nos bastidores do UFC? Dana White vinha tendo problemas com o Ortiz... Ele falou alguma coisa sobre sua vitória?

Ele disse que gostou muito. Falei que fiz o meu melhor e ele disse que ficou feliz. Ele ainda contou que quase vomitou quando o Tito me botou naquele triangulo, mas ficou bem quando viu que eu ia sair. Foi uma luta de muita emoção, deixou uma grande responsabilidade em cima de mim. Cerca de 30 minutos antes da luta o Dana White foi no meu vestiário e me cumprimentou, disse que estava ansioso. Tive muita pressão. Apesar de estar fora da briga dele com o Ortiz, eu estava indiretamente participando. Senti que ele tava torcendo muito por mim, mas sabia que o público era para o Tito. Fui vaiado no fim.

Por que seu jogo é tão eficiente no MMA?

Eu acho que estou conseguindo impor meu jogo devido à distância da luta que consigo manter. Parece que está longe, mas para mim está perto, e, às vezes, parece que está perto, mas quando estão me batendo eu me movimento e vou pra longe. Manter a distância certa e o tempo de luta são meus fortes. Muitos atletas que eu enfrentei são mais fortes que eu, sei disso, mas acho que como tenho conseguido dominar esse outro lado da técnica, elimino grande parte disso. Quando for lutar pelo cinturão quero estar bem melhor do que me apresentei agora. Combinando melhor os golpes, mais consistente.

O seu Karate, por ser desconhecido no MMA, funciona como o Jiu-Jitsu de Royce Gracie no início do UFC?

As pessoas estão acostumadas a ver o Karate como esporte, poucos vêem como arte. O que eu treino é o Karate arte marcial, com joelho, cotovelo, combinação de golpes, sequência... Somado tudo isso a distância e tempo de luta, acho que passa a ser um diferencial e muita gente desconhece isso, fico um passo a frente dos meus adversários. Nosso Karate, que vamos procurando adaptar ao MMA, é mais forte, não desmerecendo o que todo mundo faz no Karate, mas eu e minha família nos preocupamos com a arte marcial no Karate. Muita coisa que tem no Muay Thai também tem no Karate, mas é usado de um jeito diferente. Assim como o Jiu-Jitsu Gracie que o Hélio Gracie criou é muito mais completo, nosso Karate é assim.

Muito críticos americanos te consideram um excelente lutador, mas que não seria bom como marketing, caso conquistasse o cinturão. O que você acha disso?

Eu concordo, realmente os caras têm razão. O Wanderlei, por exemplo, é um cara mais experiente e o estilo dele é esse. É um cara que chama a luta pra ele, chama a briga, provoca e tem esse lado, mas eu não posso mudar meu estilo. Posso compensar de outra forma, com minha técnica e minha história de vida, a família, que realmente é verdade. Sei que deixo a desejar nesse lado, mas não posso mudar meu estilo. Posso tentar melhorar tecnicamente e ser mais agressivo. Sei que, mostrando meu trabalho, vou ter essa oportunidade de lutar pelo cinturão.

Quais os planos agora?

Voltei a treinar de quimono. Sempre que saio de uma luta volto ao Karate de quimono e a me preparar para o meu próximo desafio. Estou só esperando a hora. Vamos ver a luta do Rampage com o Forrest (Griffin) e esperar minha vez.


*a publicação não deixa claro qual o jornalista responsável pela entrevista. Nesse caso, eu a estou creditando aos que assinam a reportagem inteira: Guilherme Cruz e Cristiane Ripari.




----------
------
contato@estiloshotokan.com

8 comentários:

Unknown disse...

lyoto é foda e o seu estilo é muito bom o kra luta demais além de ser um exemplo de ser humano

Anônimo disse...

Muito bem Rodrigo. Fez bem em reproduzir a entrevista de Machida. Fique atento para a parte que ele diz que Karatê Marcial é forte. Já o karatê esportivo....

Avisa pro sensei Gerardo que karatê de verdade é assim, tipo JKA.
abraço Marcus Cardoso

Rodrigo Ramthum disse...

Eu costumo deixar os comentários livres aqui. Mas vez ou outra eu "comento um comentário", por asim dizer. Eu não sei que é o Marcus Cardoso, mas agradeço a visita ao blog e fico feliz por ter gostado da entrevista. Agora, recado para o meu mestre, eu não dou. Ele é um karateca de respeito e sei bem o valor que da a tradição. O que ele me disser vira lei.

Anônimo disse...

Rodrigo, relaxa. Fala meu nome para o Gerardo, que ele vai rir. No torneio de Brazlândia eu me apresento a você.

Anônimo disse...

Aproveitanto.

Devo lhe dizer que no histórico do karatê, principalmente no que se refere a cronologia do karatê brasileiro, seria justo - já que se destaca no seu texto o nome do Sagara - da o mesmo destaque para o sensei Tanaka, por uma questão de justiça histórica. Apesar de Tanaka não estar filiado a CBK, ele foi responsável por formar karatecas de maior destaque do que o sensei Sagara. Isso na época que o karatê era unificado.
Não é uma crítica. É apenas sugestão.

Abraço.

Homens do Karate disse...

O Lyoto é ótimo como lutador e como pessoa! E melhor ainda que não abandona o bom e velho "karate de kimono" como ele mesmo citou, hehehe!

Parabéns pela postagem da entrevista!

Oss!

Anônimo disse...

segue comentário de retsudo tanaka no site karateca.net sobre o impacto Machida

"Tem propaganda da academia do pai, mas também tem verdade. Ou vocês acham que se o karatê dele não fosse forte os resultados seriam tão satisfatórios?

O bom é que, cada vez mais, os jovens estarão interessados em procurar o que o Machida faz. E hoje em dia, entre adolescentes e jovens, o que tem se visto é que eles estão mais interessados em artes marciais realmente eficientes do que em esportes marciais onde o objetivo é tirar ponto.

Durante anos o karatê ficou relegado, sem interesse da maioria dos jovens com muito potencial. Como eu digo, os jovens bem nutridos e com espírito de combate, sejam da Vieira Souto seja do Cantagalo. O pessoal estava procurando algo que sugerisse eficiência na vida real, e o karatê esportivo não passava nem perto disto.

Quem freqüenta academias de musculação sabe que o que essa garotada quer é saber se garantir na hora do pau. E, o que se vê agora é que todo mundo, mesmo quem antes desprezava o karatê de ponto, tem falado do Machida de do seu Karatê Marcial.

Já chegarão para mim e perguntaram onde treinar, mas usando a ressalva de que ele queria o karatê igual ao do Machida e não igual ao que ele tinha visto no Pan.


Acho que uma nova fase vai começar para o Karatê, ao menos no Brasil"

"Graças a ele o Karatê Tradicional vai ganhar um novo lugar social. Cada vez que ele falar que karatê esportivo é que nem aero box e outras ginásticas que supostamente usam alguns movimentos de artes marciais, o pessoal vai procurar saber que karatê é esse que ele pratica.

E não venha dizer que não é karatê. Ashi barai e kizame, ashi barai e guyaku. Básico no karatê.

Vão falar que ele sabe chão e leva a luta pra lá. É verdade. Mas não só ele. Até onde sei sujeitos como Kanazawa, Yahara, M. Tanaka, Abe, sabem chão por intermédio do Judô.

Isso porque quando se treina karatê para vida, sabe-se que é necessário se defender de todas as formas."

mma fight disse...

"Acho que uma nova fase vai começar para o Karatê, ao menos no Brasil"... parece brincadeira essa afirmação com todo meu respeito. Eu como tantos outros que começaram com artes históricas como karatê ou muay thai... acabaram com praticando as mixed martial arts com todos os complementos dos "submission moves". A raçao e simples: mais completo, mais efetivo, e por tanto, mais divertido.

Perfil no Facebook

Perfil do Facebook de Rodrigo Ramthum

Humor: Verdades sobre o Chuck Norris