segunda-feira, 7 de abril de 2008

Dojo Kun

Os usuários do blog têm perguntado sobre o Dojo Kun. Como eu já havia postado o 20 preceitos estabelecidos pelo Mestre Funakoshi, faltava realmente colocar aqui as cinco regras, por assim de dizer, que norteiam o comportamento do carateca no Dojo.
Para quem não é praticante, dojo é o local onde se treina arte marcial; uma academia, por assim dizer. A palávra japonesa kun significa mandamento, obrigação. Logo, Dojo Kun significa regras da academia. São elas:
.
1) Esforçar-se para formação do caráter;
.
2) Fidelidade ao verdadeiro caminho da razão;
.
3) Criar o intuito de esforço;
.
4) Respeitar acima de tudo;
.
5) Conter o espírito de agressão.

entrada do Dojo do Mestre Funakoshi, no Japão

.
---------------
-------
contato@estiloshotokan.com

quinta-feira, 3 de abril de 2008

Seleção distrital de Kata: trabalho voltado para futuro

-com nova equipe técnica DF busca retornar ao cenário nacional-
Por Rodrigo Ramthum
.
Dando continuidade ao trabalho de reestruturação realizado pela Federação Candanga de Karate (FCK), a seleção distrital de Kata passa por um momento decisivo. O Sensei Gerardo Coelho foi convidado para coordenar os treinos da seleção distrital e atletas de todo o DF foram convocados. O objetivo primordial é identificar atletas para uma posterior convocação oficial. “Tive uma conversa com o Sensei Célio (presidente da Federação Candanga) e aceitei o convite de trabalhar no Kata, porque a gente entendeu que Brasília estava carente de um trabalho voltado exclusivamente ao Kata”, afirma o Sensei Gerardo.

Sensei Gerardo Coelho: "Brasília estava carente de um trabalho voltado exclusivamente ao Kata"
.
O projeto já teve início e os treinos vêm ocorrendo há cerca de um mês e meio. Ao ser perguntado sobre a expectativa de resultados em competições, o técnico da seleção distrital deixa claro que o objetivo é estruturar a equipe e caminhar passo a passo. “Acredito que os resultados virão com o tempo. O trabalho é árduo, porque kata é uma ciência, é basicamente o lado mais importante do karate. O trabalho é gradativo mas tenho certeza que os resultados virão”, afirma o técnico, que já terá uma boa oportunidade de avaliar os atletas no próximo sábado, dia 05 de abril, quando ocorrerá a Copa Candanga de Kata.
.
Serviço:
Treinos da Seleção de Kata
Todos os sábados e domingos, às 10:00h
Local: Sede da Federação Candanga, no Estádio Mané Garrincha
http://www.karatedebrasilia.org.br/
Telefone: (61) 3327-1216
.
Copa Candanga de Kata 2008
Dia: 05/04/2008
Local: Ginásio Nilson Nelson
Horário: 08:00h
.
.
.
-----------
--------

Perfil no Facebook

Perfil do Facebook de Rodrigo Ramthum

Humor: Verdades sobre o Chuck Norris